sexta-feira, 11 de julho de 2008

Tecnologia: Atualização de segurança do Windows XP bloqueia o acesso à internet de usuários do firewall ZoneAlarm

Este post se trata de um serviço de utilidade pública para usuários do bom firewall ZoneAlarm.
Nos últimos dias a Microsoft liberou através do seu sistema de atualizações automáticas, uma atualização de segurança (a KB951748) que trouxe uma má surpresa para os usuários do Firewall ZoneAlarm, as pessoas que realizaram a atualização se deparam (como eu) com a impossibilidade de conectar-se à internet. Após acreditar erroneamente que o problema era relacionado à minha operadora de banda larga e ao provedor, resolvi efetuar uma restauração do sistema para o dia anterior ao surgimento dos fatos e para minha surpresa tudo voltou ao normal. Lembrei-me da atualização - pois a opção dela apareceu novamente em minha bandeja, já que não deixo as atualizações do sistema no "100% automático" - então resolvi pesquisar na net, descobrindo a origem do problema ligada a um conflito entre esta atualização específica e as versões anteriores do ZoneAlarm até o momento do ocorrido.

Se você é usuário do firewall ZoneAlarm e está tendo este problema de bloqueio no acesso à internet com esta atualização (KB951748), siga estas orientações:
Desligue ou desinstale o ZoneAlarm para ter acesso à internet. (Também há a opção da restauração do sistema)
Instale a versão do seu ZoneAlarm mais recente disponível no link: http://download.zonealarm.com/bin/free/pressReleases/2008/LossOfInternetAccessIssue.html
Lembrando que existem a versão Pro e a Free, identifique qual é a sua antes de baixar e atualizar.