terça-feira, 24 de junho de 2008

Campus Tamandaré: O antigo núcleo da UFAL

Poucos universitários alagoanos sabem, mas antes da Universidade Federal de Alagoas funcionar no atual e amplo Campus Aristóteles Calazans Simões - localidade em que centraliza seus cursos - já esteve instalada no bairro do Pontal da Barra, no mesmo espaço onde agora se encontra o DETRAN/AL.

Em 1972, as instalações e todo o patrimônio da antiga Escola de Aprendizes Marinheiros de Alagoas (E.A.M) foram cedidos à universidade em comodato, decorrente de um acordo entre o Ministério da Marinha, o Ministério da Educação e a UFAL. Feitas as adaptações e reparos necessários, a inauguração ocorreu no dia 29 de Março de 1973, momento em que oficialmente todos os cursos da área III passaram a ser ministrados na nova estrutura.

O campus contava com 36 salas de aula, biblioteca central, cantina, sala de lazer, laboratório de biologia marinha, oficina mecânica, posto de abastecimento, carpintaria, praça de esportes, casa de hóspedes e 17 residências destinadas a professores e pessoal administrativo. Posteriormente seria instalado o Museu Théo Brandão. Entre as várias personalidades presentes na inauguração, encontravam-se o governador Afrânio Lages, o reitor Nabuco Lopes e o então diretor Théo Brandão. O Campus Tamandaré contou com uma população escolar de 2500 pessoas, entre alunos, professores e funcionários, até ser desativado e seus cursos serem transferidos para o atual Campus no final dos anos 70.
O Campus A. C. Simões já vinha sendo construído desde o final dos anos 60 juntamente com o Hospital Universitário.


Referência e fotos: AZEVEDO, João (coord.). Universidade Federal de Alagoas. Documentos Históricos. Maceió, Univ. Fed. de Alagoas, 1982.

quarta-feira, 11 de junho de 2008