domingo, 16 de dezembro de 2007

Tecnologia : Handheld ou Smartphone?


Para muitos essa resposta é fácil... Smartphone é claro! Mas existem fatores que acredito serem decisivos para a escolha:

  • O tamanho da tela de um Smartphone irá atender as suas necessidades?
  • O smartphone ficará exposto às mesmas eventualidades e acidentes que o nosso velho celular costumava ficar?
  • A vida útil será a de um celular ou a de um handheld?
  • Geralmente os handhelds oferecem capacidade de processamento e funcionalidades que vão além dos smartphones regulares. Você pretende usar o equipamento como uma extensão de seu computador?
  • Qual a facilidade que você encontra em operar sistemas e softwares móveis?
Quando me refiro a handhelds gostaria de salientar que trato dos equipamentos com tela grande e vasta conectividade, de 480 x 320 e Wi-Fi por exemplo. Nada de Tungstein E2 e similares!
Se você pretende usar o equipamento para ler textos, word, pdf, planilhas, talvez não fique satisfeito com um smartphone com uma tela regular. Smartphones como o Qtek por exemplo, superam este problema por apresentar telas equivalentes a de handhelds. Vale a pena investir em um smartphone para usá-lo como celular no dia-a-dia? Expondo-o a baques, acidentes, furtos, líquidos, e aos mesmos fatores que encurtam a vida útil do nosso celular de cada dia. Qual é a vida útil de seus celulares?
Provavelmente será a mesma do seu smartphone. Os processadores dos smartphones costumam ser menos potentes do que os dos handhelds, questões de economia de bateria e espaço influenciam isso! Se você não pretende executar programas "pesados" no equipamento, ótimo.
O mercado de handhelds encolheu consideravelmente, enquanto que o de Smartphone cresceu de forma espantosa, praticamente todas as marcas de celulares e computadores lançaram seus modelos. No quesito handheld duas marcas que distribuem equipamentos de qualidade no Brasil são a Palm e a HP. A Dell que oferecia um bom equipamento (Axim) deixou de fabricá-lo no início do ano.
Reflita sobre as questões iniciais, pergunte a conhecidos que possuam ambos os equipamentos, faça um "test-drive" e se a dúvida persistir invista em um notebook!